Logo da UMP

 

HISTÓRICO

 

 

Em 1944 a Confederação Nacional da Mocidade Presbiteriana promoveu um concurso nacional com o objetivo de definir o símbolo oficial da Mocidade Presbiteriana. Jovens de todo o país enviaram seus trabalhos, que foram analisados e classificados por uma comissão constituída na época. Dentre os trabalhos recebidos havia um emblema idealizado por um jovem de Aracaju - SE, o Reverendo Walter Reis Donald. O emblema ficou conhecido como A Tocha, sendo escolhido como o vencedor do concurso.

Ao longo dos anos esse emblema consolidou-se como a marca da UMP, sendo amplamente aplicado em diversas peças de comunicação visual e utilizada por jovens de todo o Brasil, desde a Confederação Nacional, passando pelas Confederações Sinodais, Federações e chegando nas UMPs das Igrejas locais, servindo de inspiração para a idealização de diversos projetos, como o Projeto Tocha do Evangelho (1997/1998).

 

Mas ao mesmo tempo a marca foi se descaracterizando, sofrendo modificações, sendo alterada em suas formas e cores, podendo ser encontradas diversas versões da Tocha pelas regiões do país. Desse modo a marca foi perdendo a sua função de ser identidade da União de Mocidade Presbiteriana.

Frente a esta situação, a Confederação Nacional da Mocidade Presbiteriana nomeou em Maio de 2003 uma Comissão de Identidade Visual, tendo a missão de repensar os símbolos da UMP e propor normalizações para suas aplicações.

Após o estudo do material já existente e análise dos dados levantados, a Comissão viu a necessidade de fazer uma releitura da marca, sem substituir a idéia original da Tocha. Assim, a marca foi revitalizada, ganhando um traçado mais moderno, leve e de fácil aplicação.